Como fazer cadastro no SNE

Para quem não sabe, o Sistema de Notificação Eletrônica, também conhecido como SNE, é um aplicativo de multas que foi desenvolvido pelo Denatran com o objetivo de enviar infrações de trânsito para os smartphones dos condutores.

Muito prático, não é mesmo?

Como fazer cadastro no SNE

Esse sistema permite fazer várias operações, no entanto é necessário saber como cadastrar o veículo no SNE antes de qualquer coisa.

Afinal, sem esse registro não é possível ter acesso a nenhum dos serviços oferecidos, inclusive os descontos.

É isso mesmo!


O SNE permite que o motorista gere boletos para pagar as multas e infrações com descontos, os quais podem chegar até 40%.

Quem pode usar o SNE

Hoje em dia esse serviço está disponível apenas para alguns estados do país e para o Distrito Federal, entretanto a expectativa é que logo fique disponível para todos.

Vale ressaltar que o aplicativo pode ser baixado tanto em celulares com Android quanto com iOS, não precisa se preocupar.

Além disso, o SNE é capaz de enviar alertas com avisos de infrações e também de oferecer todas as informações sobre elas na tela do celular.

Dessa forma, você não precisa esperar a notificação da multa chegar pelos Correios para saber mais sobre ela, certo? Realmente muita praticidade em apenas um aplicativo.

Portanto, para aprender como cadastrar o veículo no SNE basta continuar acompanhando este artigo. Boa leitura!

SNE desconto de multas

Como já mencionado antes, é possível pagar suas multas com um desconto de até 40% por meio do aplicativo SNE.

E é claro que essa economia é muito bem vinda. Afinal de contas, quem é que gosta de ficar gastando dinheiro com multas, não é mesmo? Como às vezes não dá para evitá-las, a alternativa é encontrar meios de pagar mais barato.

Se esse era o seu objetivo, então pode ficar tranquilo: agora você já conhece um aplicativo que torna essa possibilidade bastante viável.

Por mais estranho que pareça, esse desconto de até 40% funciona sim! É muito comum que as pessoas tenham essa dúvida e fiquem com medo de usá-lo, mas como foi criado pelo próprio Denatran ele é bastante seguro e confiável.

A única questão é que esse desconto só é válido caso o condutor admita que cometeu determinada infração e não tente entrar com recurso ou apresentar defesa prévia.

Caso tenha feito alguma dessas coisas, o desconto oferecido é de apenas 20%, isso até a data do vencimento, é claro.

Depois que passar da data, não existe mais nenhum desconto, muito pelo contrário: o que passa a existir são os acréscimos provenientes dos juros.

SNE para notificações de multas

Além do desconto, por meio do aplicativo do SNE dá para receber praticamente todas as notificações de infrações cometidas por determinado veículo ou condutor.

É claro que isso não quer dizer que não existe mais o recebimento da notificação via Correios.

Isso continua existindo, o aplicativo somente foi criado com o intuito de facilitar as coisas e de torná-las mais práticas.

Vale lembrar que dentro do aplicativo há uma opção para parar de receber as correspondências impressas, fica a sua escolha selecioná-la ou não.

Não precisa ter medo de fazer isso e evitar o gasto exagerado de papéis, afinal o aplicativo é confiável e você receberá sim todas as notificações e, além disso, acompanhar todas as etapas, desde o recebimento até o vencimento da multa.

No entanto, é claro que para conseguir ter acesso a toda essa facilidade é necessário aprender como cadastrar o veículo no SNE.

Continue a leitura e veja um passo a passo completo.

Passo a passo para cadastrar veículo no SNE

Passo a passo para cadastrar veículo no SNE

Agora chegou o momento de conferir um tutorial para cadastrar o veículo no SNE.

Fique bastante atento e coloque em prática todo o passo com calma, para que nada dê errado, certo?

Passo 1: Baixe o aplicativo do SNE

Para começar, você precisa fazer o download do aplicativo do SNE em seu smartphone.

Feito isso, é hora de abrir ele e permitir que o mesmo consiga acessar a sua localização.

Não deixe de fazer a mesma coisa para a janela de notificações, ou seja, lembre de permitir que alertas sejam enviados ao celular.

Passo 2: Clique na opção “cadastrar”

Conforme mencionado anteriormente, existem alguns estados que ainda não disponibilizam o aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica do Denatran.

No entanto, no momento de baixar o aplicativo já é possível saber se onde você mora o sistema está disponível.

Caso esteja, é só selecionar a opção “cadastrar”, localizada na parte debaixo da tela.

Passo 3: Faça o login

Para fazer o cadastro é muito simples, basta seguir todas as etapas indicadas pelo próprio aplicativo, tudo é bastante autoexplicativo.

Depois do cadastro, é hora de fazer o login utilizando os dados que forneceu na hora do cadastro.

É válido mencionar que na tela inicial é possível encontrar quatro diferentes ícones: um, o primeiro deles, apresenta quais são os veículos agregados à sua habilitação em específico e quais são as multas que constam nele, se tiver alguma, é claro.

Nesta tela, selecione “notificações”.

Passo 4: Clique em “avisos”

Todas as informações fornecidas pelo SNE irão aparecer nesta tela que apareceu. Depois, não deixe de voltar na tela inicial e clicar na opção “avisos”.

Essa tela é a responsável por mostrar mensagens do órgão e algumas campanhas.

É possível voltar novamente para a tela inicial e clicar em “perguntas frequentes” para tirar todas as suas dúvidas, se achar necessário.

Pronto, agora seu veículo já está cadastrado no SNE. Muito fácil, não é mesmo?

Passo a passo para se cadastro no Portal de Serviços do Denatran

Além disso, não deixe de fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran também para conseguir fazer algumas consultas importantes sobre o veículo.

Veja como fazer esse cadastro:

  1. Acesse o site do Portal de Serviços (que já foi indicado acima);
  2. Selecione a opção “cadastro”, localizada no menu do lado esquerdo da página;
  3. Preencha as informações solicitadas, declare que todas são verdadeiras e selecione a opção “não sou um robô”;
  4. Clique em “cadastrar” para finalizar o seu cadastro.

Pronto, feito isso já será possível fazer até 5 consultas diárias no portal do Denatran, o que torna tudo muito mais prático.

Responder ao comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *