Como funciona o Denatran

denatran

Se você possui carteira de habilitação, com certeza já ouviu falar no Denatran. Afinal, é bastante provável que tenha precisado de algum serviço oferecido por esse órgão.

Mas, o que é ao certo e como funciona o Denatran? É muito importante entender essas questões para quando você tiver algum problema no futuro relacionado à sua CNH ou ao seu veículo.

Também conhecido como Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran é um órgão do Governo Federal responsável por diversas funções como, por exemplo, a fiscalização das transações dos veículos, as renovações e emissões de carteiras de habilitação e até mesmo o controle de multas de trânsito.

Em outras palavras, é uma instituição que tem como principal objetivo fiscalizar e supervisionar todas as políticas de trânsito do país.

Ou seja, o Denatran funciona em nível nacional. Muitas vezes é um órgão bastante confundido com o Detran, no entanto, ambos são diferentes entre si.


Sendo assim, conhecer como funciona o Denatran ao certo é fundamental para aquelas pessoas que têm um veículo.

Isso porque dessa forma é possível prevenir o descumprimento de alguma formalidade importante relacionada ao trânsito, por exemplo.

E para te ajudar nesse processo que preparamos. Aqui você encontrará tudo o que precisa para entender a operação do Denatran.

Boa leitura!

O que é Denatran

O Departamento Nacional de Trânsito, como o próprio nome já diz, tem como principal função fiscalizar e administrar tudo o que diz respeito ao trânsito de veículos e aos condutores.

O principal objetivo é manter a ordem em todas as vias públicas, além de garantir a segurança tanto dos motoristas quanto dos pedestres, é claro.

Para que todas as normas estabelecidas por lei sejam cumpridas da forma correta, a fiscalização precisa ser constante e, além disso, o condutor que não cumpre as regras precisa ser punido de alguma forma, seja por multas ou por apreensão do veículo ou da CNH.

Quais são os serviços oferecidos pelo Denatran

Para facilitar a vida dos cidadãos, o Denatran, além de fazer toda a fiscalização necessária, também disponibiliza alguns serviços importantes, através do portal online.

Ou seja, as pessoas que precisarem de atendimento podem solicitar pela internet – ou ir até o Denatran mais próximo para receber orientações.

Dentre todos os serviços oferecidos por essa instituição estão:

  • Ativação da CNH digital;
  • Consulta da placa do veículo;
  • Consulta de Recall;
  • Consulta de estampadores de placas;
  • Consulta de fabricantes de placas;
  • Licenciamento de veículos;
  • Registro de placas;
  • Validação da CNH;
  • Validação do CRV, entre outros.

Além disso, o órgão também é responsável por recolher praticamente todas as taxas pagas pelos condutores, como o seguro DPVAT e o IPVA.

Diferenças entre Denatran e Detran

denatran

Como já mencionado anteriormente, é muito comum que as pessoas confundam o Denatran com o Detran.

Para acabar com essa confusão, vale ressaltar que o Departamento Nacional de Trânsito é um órgão brasileiro que tem como principal objetivo fiscalizar, supervisionar e controlar todas as políticas de trânsito do país.

Além de tudo isso, é uma instituição que também faz ações de conscientização e de educação no trânsito, a fim de garantir a segurança dos cidadãos.

Por sua vez, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), é o órgão estadual que representa o Denatran em todo o país.

Ele está presente em praticamente todos os municípios, e é responsável pela habilitação e formação dos motoristas, documentação obrigatória de veículos estrangeiros e registros de veículos.

Ou seja, existem diferenças importantes entre o Detran e o Denatran, certo? E é importante ter em mente também que pessoalmente sempre será necessário procurar por um Detran mais próximo para conseguir todos aqueles serviços oferecidos pelo Denatran.

Como fazer cadastro no Denatran

Agora que já entendeu como funciona o Denatran, chegou a hora de conferir um passo a passo sobre como fazer o cadastro no Portal de Serviços da instituição.

Preste bastante a atenção e veja que é algo realmente simples de se fazer.

Passo 1: Entre no portal

Em primeiro lugar, é necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran. Somente dessa forma é possível fazer o seu cadastro e, posteriormente, solicitar algum tipo de serviço. Você pode acessar por este link.

Passo 2: Clique em cadastro

Como é a sua primeira vez no site, é necessário realizar um cadastro. Para isso, procure a opção “cadastro”, cuja localização fica no menu do lado esquerdo do portal. Está dentro das opções de usuário.

Passo 3: Forneça suas informações

Depois de ter clicado na opção cadastro, o próprio site irá te redirecionar para uma nova página. Aqui você vai precisar inserir alguns dados pessoais como, por exemplo, CPF, e-mail, nome, data de nascimento, além de criar uma senha.

Passo 4: Declare que as informações são verdadeiras

Além de fornecer as informações, no final é necessário selecionar uma caixinha para indicar que tudo o que foi colocado nos campos anteriores é verdade. Não se esqueça também de selecionar a opção “não sou um robô” antes de qualquer coisa.

Passo 5: Clique em “cadastrar”

Fez tudo conforme foi indicado? Então basta clicar na opção “cadastrar” para seu cadastro ser concluído com sucesso. Depois, é só usar o e-mail fornecido e a senha criada para fazer o login no portal de serviços.

Utilize os serviços do Denatran

Como foi possível observar ao longo do artigo, o Denatran é um órgão extremamente importante para o trânsito brasileiro, não é mesmo?

Além disso, ele também oferece diferentes tipos de serviços, o que pode facilitar e muito a vida dos usuários.

Sendo assim, agora que já entendeu ao certo o que é e como funciona o Denatran, não se esqueça de que, se precisar de alguma coisa, é só contar com o órgão.