Como fazer consulta IPVA no Denatran

Você tem um carro? Então com certeza já deve saber que todo ano precisa fazer o pagamento do IPVA, certo?

Como fazer consulta IPVA no Denatran

Também conhecido como Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, metade do valor desse imposto vai para os cofres públicos do estado, para que seja investido em educação e saúde, e a outra vai para a cidade na qual o veículo foi emplacado.

Mas, afinal, como fazer consulta de IPVA no Denatran?

É muito comum que nem todos os condutores saibam ao certo como fazer isso. Sendo assim, este artigo foi criado para servir como um tutorial de como e onde realizar essa consulta tão importante. Afinal, sem ela não é possível fazer o pagamento do IPVA.

Atualmente, dá para fazer tudo pela internet, desde a consulta até mesmo o pagamento. Quer coisa mais prática?


E a boa notícia é que não é nada difícil fazer isso, muito pelo contrário! Então, não espere mais a carta de cobrança chegar na sua casa.

Aprenda a como fazer consulta de IPVA no Denatran e comece a se planejar financeiramente o quanto antes.

Não se esqueça de que o governo oferece descontos para quem paga o IPVA antes.

Boa leitura!

Consulta IPVA dívidas

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que uma pessoa que não paga o IPVA em dia pode até mesmo entrar na dívida ativa do governo.

A dívida ativa é uma espécie de cadastro que reúne praticamente todas as informações de quem possui algum tipo de dívida com o governo, seja em esfera federal, estadual ou municipal.

Infelizmente, além de ficar com o nome sujo, não fazer o pagamento do IPVA pode gerar restrições no momento de tentar conseguir um empréstimo, por exemplo, ou de fazer o parcelamento de uma determinada compra.

A venda do veículo também pode ser dificultada caso o imposto esteja em aberto, uma vez que ninguém quer comprar algo que já vem com dívidas, certo?

Esses são apenas alguns motivos pelos quais é importante aprender a como fazer consulta de IPVA no Denatran e, além disso, fazer o pagamento até a data estimada.

Não se esqueça também de que atrasos podem gerar juros! Por isso é realmente muito importante estar em dia com esse imposto.

Consulta IPVA multas

Outra questão é que fazendo a consulta do IPVA também é possível ter acesso às últimas infrações e multas de trânsito de determinado veículo e conferir como está a situação dele em relação a outras coisas importantes, como o licenciamento, por exemplo.

Se você mora em São Paulo, é ainda mais importante saber como fazer consulta de IPVA no Denatran, isso porque desde o começo de 2018 a cobrança não chega mais na sua residência por meio dos correios. É isso mesmo.

Agora somente é possível fazer a consulta pelo site ou indo fisicamente a um banco ou ao Detran.

Essa medida foi tomada a fim de evitar ao máximo o risco de extravios das correspondências, além de minimizar os gastos com papéis, é claro.

Passo a passo para fazer consulta de IPVA no Denatran

Depois de ter entendido a importância, nada melhor do que conferir um passo a passo completo de como fazer consulta de IPVA no Denatran.

Antes de qualquer coisa é importante lembrar que só é possível fazer essa consulta caso você já tenha feito um cadastro no Portal de Serviços do Denatran.

Mas, pode ficar tranquilo. Logo abaixo também verá um breve tutorial de como fazer esse cadastro.

Antes, confira o passo a passo de como fazer consulta de IPVA no Denatran:

Passo 1: Entre no Portal de Serviços

Acesse o Portal de Serviços do Denatran em qualquer navegador – pode ser aquele de sua preferência.

Passo 2: Faça o login

Depois, antes de fazer qualquer consulta, é necessário fazer o login.

Isso, é claro, para quem já tem o cadastro, caso contrário veja como fazer o cadastro logo abaixo e volte para este passo depois.

Para fazer o login, coloque seu CPF e a senha que foram cadastrados anteriormente. Além disso, não se esqueça de selecionar a opção “não sou um robô”. Feito isso, clique em “entrar”.

Passo 3: Selecione a opção “veículo”

Depois, basta clicar na opção “veículo”, a qual está localizada no menu do lado esquerdo da tela e fornecer todas as informações necessárias.

Feito isso, irá aparecer várias informações a respeito desse veículo em específico, inclusive sobre o IPVA.

Essa consulta também pode ser realizada no site do Detran de qualquer estado e no da Secretaria da Fazenda, fica a sua escolha.

Em todos os casos é necessário fornecer algumas informações importantes sobre o veículo. Portanto tenha em mãos o documento do carro e a sua CNH.

Além disso, caso prefira, dá para fazer essa consulta no banco de sua preferência também. Neste caso, no entanto, é preciso ir até o local.

Ou seja, não é tão prático quanto fazer pela internet. Mas, o que importa é que é possível consultar também, certo?

Portanto, decida o que prefere e vá em frente, o que não dá é deixar o IPVA sem pagar.

Como fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran

Como fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran

Se ainda não tiver o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, veja como fazer:

  1. Acesse o site do Portal de Serviços (que já foi indicado acima);
  2. Selecione a opção “cadastro”, localizada no menu do lado esquerdo da página;
  3. Preencha as informações solicitadas, declare que todas são verdadeiras e selecione a opção “não sou um robô”;
  4. Clique em “cadastrar” para finalizar o seu cadastro.

Pronto, feito isso já será possível fazer até 5 consultas diárias no portal do Denatran.

Mantenha o IPVA em dia

Neste artigo você viu um passo a passo completo de como fazer consulta de IPVA no Denatran, no entanto é possível fazer também no Detran e direto em algum banco.

Tudo vai depender diretamente daquilo que você prefere, certo? Apenas não deixe de fazer o pagamento em dia.