Como fazer ativação da CNH Digital no Denatran

Neste artigo você pode acompanhar o passo a passo completo para ativar CNH Digital no Denatran com rapidez e segurança

cnh digital denatran

Com o avanço da internet, muitos serviços passaram a ser online para facilitar a vida dos cidadãos. Afinal, hoje em dia praticamente todo mundo está conectado em algum momento do dia.

Sendo assim, até a CNH migrou para esse mundo digital. É isso mesmo. Agora é possível ter esse documento dentro de um aplicativo, através em seu smartphone.

Mas, para isso, é preciso saber como fazer ativação da CNH no Denatran antes de qualquer coisa, é claro.

No entanto, não é preciso se preocupar. Neste artigo você vai entender tudo o que precisa sobre esse aplicativo da CNH digital desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, também conhecido como Serpro.


O app está disponível tanto para Android quanto para iOS.

É claro que para usar o recurso é necessário, em primeiro lugar, fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Todo o processo é bastante simples, e você vai conferir tudo neste artigo!

Como fazer o cadastro no Portal de Serviços Denatran

Caso ainda não tenha um cadastro, o qual é essencial para fazer qualquer consulta no portal, veja logo abaixo um passo a passo de como fazer isso de maneira muito prática:

  1. Acesse o site do Portal de Serviços Denatran;
  2. Selecione a opção “cadastro”, localizada no menu do lado esquerdo da página;
  3. Preencha as informações solicitadas, declare que todas são verdadeiras e selecione a opção “não sou um robô”;
  4. Clique em “cadastrar” para finalizar o seu cadastro.

Passo a passo para ativar a CNH no Denatran

Agora que já aprendeu como fazer o cadastro, é hora de conferir um passo a passo de como fazer ativação da CNH no Denatran.

Antes de tudo, é válido ressaltar que a CNH digital apenas pode ser solicitada pelas pessoas que tiveram a carteira de habilitação emitida ou renovada após maio de 2017.

Mas, por que isso? É simples! Tudo porque somente esses documentos mais recentes que começaram a ter um QR Code, impresso na parte interna da CNH.

Esse QR Code é a principal tecnologia utilizada no aplicativo, por isso não é possível fazer e nem ativar a CNH digital sem ele.

A grande questão é que por meio desse QR Code, também conhecido como códigos de barras escaneáveis, não é necessário estar conectado para abrir e fazer uso do aplicativo da CNH digital.

Esse é realmente o primeiro documento de identificação que possui uma representação digital válida em todo o Brasil.

Portanto, se sua carteira tem o QR Code, siga o passo a passo a seguir de como fazer ativação da CNH no Denatran. Caso seja a versão antiga, espere pela próxima renovação.

cnh digital denatran

Passo 1: Acesse o site de serviços do Denatran

Caso você não tenha o certificado digital, a primeira etapa realmente é ir até o Detran – o mesmo onde sua carta foi emitida – e confirmar alguns dados pessoais importantes. Feito isso, acesse o Portal de Serviços do Denatran através do link.

Passo 2: Faça o login

Como já aprendeu a como fazer o cadastro no tutorial anterior, então agora é hora de fazer o login.

Para isso, na barra lateral que fica no canto esquerdo da tela clique em “login” e coloque o CPF cadastrado e a senha criada.

Depois, basta selecionar a opção “não sou um robô” e clicar em “entrar”.

Passo 3: Clique em “código de ativação”

Após ter ido ao Detran e validado os códigos, o próximo passo é selecionar a opção “código de ativação”, a qual também se encontra no menu no canto esquerdo da tela.

É importante mencionar que esse mesmo código também chegará por você via e-mail. O principal intuito dele é conseguir conectar o seu smartphone ao sistema da CNH digital.

Passo 4: Baixe o aplicativo

A última etapa para finalizar todo o processo é fazer o download do aplicativo da CNH digital disponível, como já mencionado antes, tanto para iOS quanto para Android.

Ao fazer o primeiro acesso, é necessário inserir o código de ativação falado na etapa anterior.

Não se esqueça de que se você não usar esse código em até 48 horas, um novo precisa ser gerado, certo?

Pronto, agora a CNH digital já estará disponível em seu smartphone. Tenha em mente que é fundamental deixar ele sempre carregado quando for sair com o carro. Caso contrário, será como se você não estivesse com o documento.

O recomendado é andar sempre tanto com a CNH impressa quanto com a digital. A primeira foi criada para ser uma solução quando a outra for esquecida. Portanto, não corra riscos.

CNH que não possui QR Code

Como já explicado anteriormente, as carteiras de motoristas que foram emitidas antes de maio de 2017 não possuem o QR Code.

Dessa forma, é necessário pedir a segunda via do documento ou esperar até a próxima renovação para conseguir usufruir da CNH digital.

Caso prefira fazer a segunda via, então é preciso ir até o Detran e pedir uma nova cópia. O gasto com isso será algo em torno de R$ 45.

Logo que receber a nova CNH impressa, siga todos os passos anteriores de como fazer ativação da CNH no Denatran.

O Certificado Digital é obrigatório?

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter o Certificado Digital para conseguir obter a versão digital da CNH.

No entanto, ele é sim necessário para que seja possível fazer todo o processo pela internet, ou seja, sem precisar ir até um Detran.

Para conseguir esse certificado é necessário encontrar uma empresa certificadora, a qual pode cobrar, no mínimo, R$ 170 pelo serviço.

Responder ao comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *